Já vos tinha falado, de forma breve, no meu Guilty Pleasure em reality shows, no post das séries de 2018. Hoje venho revelar o meu Top 5, sendo que todos pertencem à MTV.

Acredito que várias pessoas torcem o nariz a estes programas, que não ensinam nada, mas esquecem-se que é apenas outra opção de entretenimento e, por isso, existem diversas escolhas. No meu caso eu assisto de forma como se fosse uma série de ficção, o que na maioria deles é, como todos sabemos.

No nosso país é raro os momentos em que a televisão não programe este tipo de formatos, algo que entretenha o público e desde pequena que estou habituada a eles. Ainda na minha pré adolescência fui assistindo ao que conto como o primeiro reality show que assisti, America's Next Top Model, perdendo alguns episódios lá fui eu acompanhando este concurso, depois disso voltei-me então para a MTV e comecei por:



Assisti à "prequela" desta série, 16 & Pregnant, e depois avancei para esta série que acompanha o crescimento dos bebés e das suas mães adolescentes. Acompanhei melhor o Teen Mom 2, do que o primeiro. Hoje em dia, tenho a vida destas mães em pouca atualização, mas quando passa na televisão, paro um pouco para assistir. Esta é das séries que nos ajudam a aprender o que NÃO fazer, também existe essa forma de aprendizagem.


Lembro-me das polémicas ao redor desta série quando estreou (mal o público sabia que iria ter outras versões muito mais chocantes de outros países). Jersey Shore foi das primeiras que assisti com a maior assiduidade e afeiçoei-me aos participantes, às suas realidades, maluquices, romances e histórias de vida. Não me identifico nada com a série, já que não sou pessoa de sair à noite, e de bebedeiras, talvez tenha sido essa a razão da curiosidade. Hoje em dia, acompanho o Jersey Shore - Family Vacation, a equipa reuniu-se passado anos do final da primeira série, para um reencontro mais "maduro" e diversão.


Depois de Jersey Shore, cheguei acompanhar o Geordie Shore, até a série perder as rédeas e mudar constantemente de elenco, produzir temporada atrás de temporada, sempre com a mesma faceta. Porém esta produção americana interessou-me depois de ver um episódio que estava a dar na televisão. Não acompanhei a primeira temporada, mas a segunda não perdi um episódio. Sendo "americanizado" é um formato mais calmo, mas tem a sua graça acompanhar as pessoas do Sul e ver as suas rotinas, sotaque, patriotismo, crenças e, acima de tudo, a comida.


Talvez das minhas favoritas! Gosto deste contexto de desafios (físicos e psicológicos), misturado com desavenças, romances e muita, muita competição. Das 33 temporadas, assisti na integra poucas, outras apenas fui vendo alguns episódios, mas a saudade era tanta que estou a acompanhar a 33ª temporada, War Of The Worlds e tem sido incrível e cheio de reviravoltas, já que os veteranos estão a ser eliminados. Uma das coisas que gosto do The Challenge é que acompanhamos os veteranos e os novatos que vêm de outras séries, principalmente de Real World, mas também de Are You The One, Big Brother e, recentemente, de outras séries britânicas, Ex On The Beach, Big Brother UK, Love Island, entre outros.



Esta é a série que vi todos os episódios. Are You The One, trouxe um contexto de competição um pouco diferente, os concorrentes têm desafios e estratégias, com o objetivo de encontrar o seu par ideal (selecionados por testes antes do programa), onde a maior regra/conselho é "seguir o coração". Não consigo não seguir, acaba por ser um jogo que desafia, também, o público, tentando apostar nos pares ideais.


E pronto, já sabem das minhas pequenas maratonas, que de "guilty" não sinto nada, tenho quem me goze ou revire os olhos, mas já me deixou de afetar. Porquê estragar algo que dá felicidade ou conforto aos outros? Vejam os que vos apetece e que vos faça bem!