Resultado de imagem para A Simple Favor


Sinopse

Ela é a tua melhor amiga.
E conhece todos os teus segredos.
Por isso é tão perigosa.

A vida de uma mãe sozinha desmorona-se quando a sua melhor amiga desaparece, neste thriller arrepiante, na linha de Em Parte Incerta e A Rapariga no Comboio.

Tudo começa com um pequeno favor, um gesto que as mães de bom grado fazem umas pelas outras. Quando Emily pede à melhor amiga que lhe apanhe o filho na escola, Stephanie nem hesita. Tal como elas, os seus filhos são melhores amigos.

Stephanie é viúva e trabalha a partir de casa, no seu blog. Vivia uma vida solitária até conhecer Emily, uma sofisticada executiva com um trabalho muito exigente em Manhattan. 

Só que Emily não regressa. Não atende o telefone nem responde aos sms da amiga. Stephanie sabe que aconteceu algo de terrível e, alarmada, recorre aos leitores do seu blog para pedir ajuda. Contacta também o marido de Emily, o belo Sean, para lhe dar apoio emocional. É o mínimo que pode fazer.

Acabam por receber notícias terríveis.

Mas serão verdadeiras? Stephanie não tarda a dar-se conta de que nada é tão simples como parece, nem sequer um pequeno favor.

Opinião


Esta leitura foi uma montanha russa de emoções, especialmente por ter visto o filme antes. Amei a adaptação cinematográfica e tinha bem presente as imagens enquanto lia o livro, pelo que não consegui ler sem comparar. Porém foi uma leitura tão viciante e fora do normal para mim, que não leio quase thrillers nenhuns. É intrigante, cheio de reviravoltas e com personagens tão inquietantes que nem quando acabamos o livro acreditamos na sua inocência ou na sua culpa. Acabei-o com o sentimento de querer mais, queria mais história, queria mais respostas.

Não pude deixar de rever o filme logo após de acabar a leitura e, o que tenho a confessar, é que o filme visto na segunda rodada, não foi igual. Adoro o filme, mas sem pensar que é uma adaptação. Não foi uma boa adaptação! As duas histórias são incríveis e surpreendentes, mas de formas diferentes, no cinema foi mudado várias coisas que estragaram o rumo do livro para o final, pelo que temos um final totalmente diferente na película.

A quem pretende ver e/ou ler, não percam a vontade, digo-vos, que as duas histórias são viciantes, temos é de pensar nelas como narrativas diferentes. O filme é peculiar, com muito humor negro, obscuro e cheio de plot twists e por isso é-lhe perdoado a "má" adaptação. Não vos sei aconselhar por qual começar, se ler ou ver primeiro, acho que isso, neste caso, deverá ser da maneira que vos agradar mais, mas façam-no!